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terça-feira, 26 de outubro de 2010

5 dicas/passos como fazer reclamação sobre produto de concessionária telefônica



Quem tem a infelicidade de ser um dos poucos mais de dez milhões de clientes da telefonica e habitar um país com leis regulatórias frouxas ou ausentes, sugiro seguir os passos abaixos para tentar ter seu problema resolvido (e sua irritação minimizada)
Após anos de experiencias negativas com essa empresa, compilei 5 dicas rápidas que, executadas em ordem, podem ajudar (mas as vezes, nem por isso garantem a solução do seu problema; nesses casos, no máximo, elas só te adiantam o diagnóstico de insolubilidade)
1. Não podemos pular esse passo por questoes burocraticas, que exigem um numero de protocolo. assim, infelizmente, voce terá que ter paciencia e ligar no 10315 (ou se tiver mais azar, em alguns dos milhares de 0800 que eles associam a cada tipo de produto**) para registrar o problema, mas principalmente: pegar o numero de protocolo. ligue assim que puder, pra ter o quanto antes esse que será o primeiro e unico protocolo para o problema. anote-o
2. Pouca gente sabe, mas o site da anatel (porco e que só funciona no ie) tem um sistema (bem ruim e mal feito, mas o único disponivel) de registro de solicitações, nas quais voce pode relatar uma má prestação de serviço da telefonica. cadastre-se. tenha paciência, a navegação e a usabilidade são precárias, te induzem ao erro frequentemente. mas insista que logo você pega a manha
3. Aceito o termo de responsabilidade e logado no tal do atendimento eletronico***, parta pro botão “Cadastrar Solicitação” e siga: Reclamação > Serviço > (…) > Motivo > (…) > até a área para descrever o problema. diga tudo o que te aconteceu, com data e horario dos acontecimentos e o contato com o atendimento, junto do protocolo. por mais que até a solicitação a telefonica ainda esteja dentro do prazo pra resolver as coisas, diga que você quer deixar registrado a má prestação do serviço. mas o histórico mostra que normalmente a telefonica não cumpre com os prazos, então isso é no mínimo precaução. conclua a solicitação e anote o número dela
4. Mande para tiraduvidas.ant@telefonica.com.br o numero da solicitação da anatel no titulo do email, e no corpo diga que você registrou uma solicitação, copiando e colando o que descreveu no site da anatel
5. Aguarde o contato, que deve vir em até um dia útil. dependendo do problema, resolvem muito rapido se você segue essas dicas. já outros não resolvem, mas como disse antes, ao menos isso fica claro mais rápido. eventualmente vão te perguntar o motivo do registro da solicitação antes de vencer o prazo que eles deram, então você diz que o seu historico com a telefonica é pessimo e não confia mais neles, além de saber que o registro na anatel agiliza a resolução do problema
ok?
Boa sorte, pois é só com ela que podemos contar quando o tema é prestação de serviço no brasil!
* Os passos, com excecao do 4 (cujo email é especifico telefonica), podem ser usados tambem para qualquer outra operadora de telefonia. Usei bastante pra tentar parar de receber spam via sms da claro (o que não consegui) e da tim (o que consegui)
Fonte:  Failman/fubap.org/kingston

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