Siga o Blog do Oracy

domingo, 26 de dezembro de 2010

Os descobridores de vírus

 

Conheça a função dos analistas responsáveis por manter seu antivírus sempre atualizado
O ambiente da internet é cheio de pragas digitais. Para minimizar problemas de ataques virtuais existem os antivírus, certo? Bom, mas você já parou para pensar quem são os responsáveis por descobrir os novos vírus que estão por aí e eliminar essas ameaças? Essa tarefa é dos analistas de vírus, e o Fábio é um deles. Ele trabalha em uma das maiores empresas de segurança de internet do mundo. O objetivo dele e de sua equipe com cerca de oito pessoas é desenvolver vacinas para que nossos computadores não sejam atacados por qualquer ameaça que esteja causando problemas pela internet.
"A minha função dentro da empresa é trabalhar somente com vírus de origem brasileira, nós temos analistas pelo mundo e cada analista trabalha na sua região com vírus específicos da sua região. Nós também temos analistas que trabalham com vírus de todo os tipos vindos de todos os lugares do mundo, isso depende bastante da região onde você está e do foco que é dado ao seu trabalho", diz  Fábio Assolini, Analista de vírus da Kaspersky Labs.

A função não é das mais simples, principalmente porque o Brasil é o terceiro país do mundo que mais cria códigos maliciosos, e somos responsáveis por aproximadamente 8% do total de vírus espalhados pela web. Em média, são registrados 50 mil novas suspeitas de ataques por dia em todo o planeta. Para proteger as máquinas dos usuários, durante o dia inteiro, são liberadas cerca de 5 mil novas vacinas que combatem diversos tipos de vírus.
"Essa vacina é produzida justamente da mesma forma como é a vacina no mundo real, com pedaços, com trechos do vírus que está em circulação. Então, o vírus de computador é da mesma forma, com trechos do vírus, com pequenos pedaços nós criamos essa assinatura e ela é distribuída para todos os usuários que têm o produto instalado na sua máquina", explica Fábio Assolini.

Na maioria das situações, a análise das ameaças é feita automaticamente pelo sistema da empresa. Os profissionais só recorrem ao processo manual quando é constatado um problema mais complexo. A comunicação entre os analistas de um país e de outro é feita a partir de softwares como Skype e outros mensageiros instantâneos. Aqui, o Fábio está conversando com um colega equatoriano.
"Geralmente a gente troca informações sobre coisas novas, algum vírus que utilize alguma técnica nova ou algo bastante técnico que a gente gostaria de compartilhar com outros analistas. Geralmente essa troca de idéias, esse brainstorm entre os analistas se transforma em artigo", diz Fábio Assolini.

São milhares de analistas espalhados pelo mundo inteiro, mas nem todos cuidam dos mesmos tipos de vírus. Fazendo uma comparação, é como se fosse na área da medicina: cada profissional é especializado em um área diferente.
"Nós temos, por exemplo, analistas que só trabalham com vírus para celular, nós temos outros analistas que trabalham com vírus complexos, analistas que trabalham somente com trojan banker e assim vai", explica Fábio.
Geralmente, os vírus são descobertos pelos próprios sistemas das empresas que fabricam antivírus. Eventualmente os usuários comuns podem enviar alguma suspeita de ameaça, mas essa prática ainda é pouco usada. Mas, com a internet disseminando cada vez mais pragas digitais, os desafios de um analista se tornam cada vez mais complexos.
"Há vários desafios nesta área, um deles é justamente esse, você descobrir o que aquele arquivo fará caso ele seja executado no sistema", diz Fábio.

Quer saber quais vírus foram detectados nas últimas horas? Então acesse agora os links logo abaixo desta matéria. Você vai encontrar o canal para enviar alguma suspeita de vírus para os colegas do Fábio darem uma olhadinha. Tem também um outro link em que você vai pode testar a sua máquina online e saber se está tudo certo com ela. Acesse e aproveite!

Nenhum comentário: