Siga o Blog do Oracy

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Três dicas rápidas para deixar o Firefox ainda melhor

Se você acha que o Firefox é pouco prático ou menos ágil que outros browsers, em alguns pontos, saiba que não é o único.

Com quase 400 milhões de usuários, o Firefox é um dos principais navegadores, ao lado do Internet Explorer (IE) e do Chrome.
Entretanto, se você acha que em alguns quesitos ele é pouco prático ou não tão ágil quanto os seus concorrentes, saiba que muita gente concorda com sua opinião.
Selecionamos alguns procedimentos que podem ajudá-lo a melhorar o desempenho e a navegação com o browser da Fundação Mozilla.
Limpe o histórico de Downloads
Ultimamente, o Firefox vem apresentando alguns problemas para download de arquivos, principalmente após seu término. Nestes momentos, por vezes, o navegador simplesmente congela, obrigando o usuário a  esperar alguns segundos, até minutos, por alguma resposta.
SE acontece com você, talvez essa dica ajude: vá no item Downloads (acessível, pressionando Ctrl-J) e limpe os dados armazenados ali. Parece um absurdo, mas...
Remova versões antigas do Java Console
Java, é claro, é uma linguagem de programação usada por vários sites e aplicativos. Então se você sabe disso, você também sabe o quanto é irritante instalar as suas atualizações.
Além disso, todas às vezes que você faz a atualização, o Firefox ganha uma nova versão do Java Console (uma ferramenta de depuração inútil para a grande maioria dos usuários). Infelizmente, ao instalar uma nova versão, as antigas não são apagadas.
Isso impacta no desempenho do Firefox? Não é possível afirmar ao certo. Mas por que motivo você vai querer meia dúzia de versões antigas instaladas.
Se você acessar a sua lista de complementos do Firefox (selecione Ferramentas, Complementos), você poderá ver alguns exemplos de aplicações Java Console. Lá, você notará que algumas delas, aparentemente, não podem ser desinstaladas, apenas desativadas. Então, como você removê-las?
Simples: saia do Firefox e, em seguida, entre com o perfil de administrador. Depois, clique no ícone do Firefox com o botão direito do mouse. Em seguida, vá em Propriedade e escolha o item Administrador. Feito isso, inicie novamente o browser. Pronto. Agora você terá a opção de desinstalação do Java Console. E, provavelmente, poderá desinstalar todos, embora seja recomendável manter o mais recente.
Mude automaticamente para uma nova guia
Normalmente, quando você clica em um link que abre uma nova aba, o Firefox não muda automaticamente para essa nova guia.
Na verdade, ele se mantém estático. O que não faz nenhum sentido, afinal, por que você abriria uma nova aba, se você quisesse vê-la imediatamente?
Felizmente, há uma maneira fácil de mudar isso. Primeiro, clique no menu Ferramentas . Em seguida, Opções. Depois, habilite a opção “Ao clicar em um link em nova aba, carregá-la em primeiro plano”. Clique em OK e pronto. O processo está feito.
Via idgnow

Nenhum comentário: