terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Sol traz benefícios e malefícios para a saúde
Três especialistas - uma dermatologista, uma geriatra e um neurologista - esclarecem os limites entre prós e contras da exposição do corpo humano ao sol
Os efeitos dos raios do sol no corpo humano é um tema é recorrente e, apesar de muito discutido, sempre controverso. Não é de hoje que o astro-rei provoca polêmica. Antigamente, as discussões eram físicas. No século XVII, por exemplo, o matemático Galileu Galilei teve problemas com a inquisição ao defender a tese do heliocentrismo. No começo do século XX, o físico Albert Einstein revolucionou a física com sua famosa equação "e= mc2", que forneceu a pista essencial da fonte da energia solar. É dela que provém toda forma de vida na Terra.
Neste inicio do século XXI, com a preocupação do aquecimento solar, os debates se dão em torno da saúde. Olhando pelo lado positivo, no corpo humano, a incidência de sol sobre a pele é responsável pela síntese da vitamina D. O New England Journal of Medicine destaca que o exame para detectar os níveis dessa vitamina no organismo é fundamental para a manutenção do bom funcionamento fisiológico.
Por outro lado, a descoberta do buraco na camada de ozônio há mais de 30 anos tornou a estrela do sistema solar no principal vilão como causa do câncer de pele. O programa ouviu três especialistas - uma dermatologista, uma geriatra e um neurologista - para tirar a limpo: afinal, até onde o sol faz bem e a partir de quando ele começa a fazer mal para a saúde?
Postado por
ORACY
às
19:00
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário