Siga o Blog do Oracy

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os sons do Natal - Ouça a música de seu coração

Quando ainda estamos no ventre materno, já ouvimos música. E ela nos acompanha por toda a vida. Há músicas que nos trazem boas lembranças e estas devem ser as que nos acompanham pela vida. Lembrar dos momentos felizes fortalece a esperança de um futuro cada vez melhor. Reserve um tempo para estar na Natureza, ouvindo seus sons: a água escorrendo nas pedras de uma cachoeira, as ondas do mar, os sons dos pássaros. Ligue para quem o ama e preste atenção na melodia de sua voz. As palavras de quem nos ama trazem  alimento para nossas melhores emoções. Pronuncie palavras de gratidão, de incentivo, de reconhecimento, de serenidade e votos de felicidade. Estes sons nos fazem bem.
Experimente colocar aquela música que gosta, olhar no espelho e reconhecer o valor que você tem enquanto ser humano, lembrar de suas conquistas, também considerar todas as suas tentativas. Pronuncie palavras de confiança a você mesmo. Faça isto ao som da música que você gosta e encha seu coração de esperança. Eleve seus pensamentos ao otimismo. Quando estiver sozinho, coloque música, feche os olhos e dance ao som que o acaricia. Mentalize que o Ano Novo será bem melhor e que você estará fortalecido diante de qualquer dificuldade. Dance e cante para você, sem se preocupar com os outros, pois assim ouvirá a música em seu coração e suas idéias serão amparadas por um sentimento de felicidade, acolhimento e paz.
Você já parou para ouvir sua voz? Ela é sua tradução, em vibração, intensidade, ritmo e melodia. Sua voz é música. Se alguém um dia lhe falou que você é desafinado, ignore! Não há nada mais acolhedor do que emitir palavras e sons com o coração cheio de confiança e alegria. Ouça sua voz! Os sons e as músicas são movimentos vibratórios e ressoam. Nas festas de fim de ano, muitas palavras e sons de paz, harmonia e saúde são proferidas, o que torna o ambiente melhor. Você já percebeu que a música é que dá o tom do ambiente?  Escolher a música que o faz sentir-se bem é um modo de acariciar-se sonoramente.
Ofertar uma música que o outro gosta faz com que as pessoas possam se aproximar. Dedicar uma música a você mesmo alimenta seus sentimentos mais felizes. Os sons iluminam a vida. Os sons de uma cachoeira, do mar, dos pássaros e da voz das pessoas que você ama alimentam seu coração. Palavras proferidas de modo suave acalentam nossos afetos. Você também pode despertar os sons mais secretos quando está sozinho. É importante ouvir a música de seu coração. Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Harmonia!

Raquel Siqueira é doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Psicóloga e Musicoterapeuta. É coordenadora do curso de graduação em Musicoterapia do Conservatório Brasileiro de Música-Centro Universitário. Fundadora e coordenadora do Centro de Música do Instituto Municipal Nise da Silveira. 
Via Blog do Abílio Diniz

Nenhum comentário: