Siga o Blog do Oracy

sábado, 4 de dezembro de 2010

Primeira menstruação e menopausa têm chegado antes da hora



Conheça os benefícios e os malefícios da terapia hormonal
A menarca, como é chamada a primeira menstruação, costuma chegar entre os 9 e 13 anos de idade. Varia de menina para menina, mas há casos em que o primeiro ciclo chega muito antes do tempo: aos 8, 7 anos. Em casos extremos, até aos 5 anos de idade.

A menopausa é a interrupção natural dos ciclos menstruais e de fertilidade da mulher. Nessa fase, os ovários deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, de forma gradativa, até perderem de vez a capacidade de funcionar. Quando isso acontece, a mulher então não pode mais engravidar. Normalmente, a menopausa chega depois dos 48 anos, mas para algumas mulheres ela está aparecendo bem mais cedo. E claro, as pacientes sentem os efeitos quando a natureza resolve andar mais rápido.

O programa traz o depoimento de uma menina que precisou tomar hormônios para bloquear a menstruação e de uma mulher de 40 anos, recém-casada que descobriu que já estava na menopausa e que não poderia mais gerar filhos. Médicos especialistas explicam que hoje já há tratamentos para retardar a menarca e atenuar os efeitos da menstruação precoce. Os ginecologistas mostram os benefícios e os malefícios da terapia hormonal.

Nenhum comentário: