Siga o Blog do Oracy

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Primeiro carro produzido em massa, a partir de 1901, marcou despontar de uma poderosa indústria no mundo

Primeiro carro produzido em massa, a partir de 1901, marcou despontar de uma poderosa indústria no mundo


Éclair, 1895, pilotado pelos irmãos Michelin, na capa do livro

Ele se chamava "Oldsmobile Curved Dash" e foi um carro histórico, o primeiro a ser produzido em massa, produzido entre 1901 e 1904. "Com seu chassi simples, tinha molas laterais longas que agiam como longarinas auxiliares, motor 1.6 a 500 rpm, e caixa de duas marchas", descreve José Luiz Vieira no livro "Autoposters - Os Primeiros Carros da História".
O autor conta que, uma década depois, o confiável e avançado Ford Modelo T adaptou o automóvel à produção em massa, tornou-se muito acessível financeiramente e deu rodas, mobilidade e liberdade ao mundo. Essa e outras histórias estão em "Autoposters", uma obra dedicada aos apaixonados por autos clássicos.


Você pode guardá-lo como livro de capa dura ou emoldurar as fotos em boa definição, em sépia (castanho acinzentado), expostas em 37 cm de largura e 28 cm de altura. Na parte de trás da cada pôster, há uma miniatura com informações sobre o modelo, como as características e o ano de fabricação.
No total, são 11 automóveis que revelam todo o romantismo das primeiras criações, em uma visão poética do início do carangos, desde o primeiro carro a gasolina, o primeiro hídrido, o primeiro flex, o maior carro de corridas, todos retratados em fotos que foram preservadas até os dias atuais.

Nenhum comentário: