Siga o Blog do Oracy

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Infidelidade feminina faz bem a pássaros australianos

 Fêmeas traem para mais tarde ter filhos a partir do esperma de melhor qualidade

As fêmeas dos pássaros da espécie australiana diamante de gould muitas vezes se envolvem sexualmente com outros pássaros além de seu par masculino para ter mais filhotes e garantir uma grande população de animais saudáveis.
A espécie é uma das mais vendidas no mundo e cada exemplar pode ter até sete cores variadas.

Os biólogos Sarah Pryke, Lee Rollins e Simon Griffith, da Universidade de Macquire, em Sidney, Austrália, estudaram o comportamento desses animais para descobrir por que as fêmeas caem tanto em tentação.

Com os pássaros em cativeiro, Sarah e sua equipe retiraram o macho da companhia de sua parceira por meia hora. Depois, os estudiosos colocaram dentro da gaiola outro macho que em poucos minutos começou a cortejar a fêmea. Ela prontamente respondeu e iniciaram a cópula. Após a “traição” ela volta a se relacionar com seu macho como antes.

Quando novos passarinhos nasceram, os especialistas analisaram o DNA dos filhotes e identificaram seus pais. A descoberta é que as fêmeas ficam mais propensas a escolher o esperma dos machos com genéticas mais compatíveis a fertilizar seus ovos.

Os passarinhos diamante de gould de cabeça preta são incompatíveis geneticamente com os que têm cabeça vermelha. O cruzamento entre eles pode produzir uma prole com defeitos genéticos.

Ela fertiliza os ovos com ajuda do esperma daquele macho com o qual é mais compatível geneticamente, uma pista reveladora de que o pai será aquele com a cabeça de mesma cor por ter genética mais semelhante.



Ainda é mistério como a fêmea escolhe os melhores espermatozóides. São consideradas no estudo, publicado na revista científica Science, duas hipóteses. A primeira é que o próprio organismo feminino favoreça o esperma bom e acabe com o desfavorável, mas também há a chance de que a fêmea não tenha influência na escolha e por si só, o espermatozóide bom tenha automaticamente maior chance de penetrar no ovo.

Fonte: R7 Tecnologia e Ciência

Nenhum comentário: