Siga o Blog do Oracy

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Mande bem no Wi-Fi

Programas gratuitos ajudam a encontrar redes sem fio e navegar com segurança

Rio - Por conta da nossa dependência cada vez maior da Internet, um computador ou celular sem acesso à rede é praticamente um carro sem combustível: pode ser muito bonito e confortável, mas não vai a lugar nenhum. Em shoppings, aeroportos e restaurantes, ou em vias públicas, como a Praia de Copacabana e Avenida Brasil, o acesso sem fio por redes Wi-Fi são mais uma opção para entrar na rede, checar o e-mail e o Twitter, mandar um recado no Orkut ou Facebook.

O Windows é capaz de localizar as redes próximas e se conectar, entretanto, para quem busca informações mais detalhadas, solução de problemas e mais segurança precisa de uma ajuda extra. E há programas gratuitos que cumprem muito bem essa missão.

O inSSIDer (http://bit.ly/inSSIDer) localiza as redes Wi-Fi mais próximas e lista várias informações. Para cada sinal localizado, o programa exibe o endereço MAC do roteador, o fabricante do aparelho, a velocidade da rede e se ela está protegida por senha. Se quiser mudar para outra rede, o programa avalia qual o melhor canal para a transmissão, reduzindo as chances de problemas. Também encontra zonas mortas, locais em que o sinal não chega com força suficiente. Isso ajuda a escolher onde colocar o notebook, smartphone ou tablet. É compatível com Windows XP, Vista e 7.

O Xirrus Wi-Fi Inspector (http://bit.ly/xirrus) também localiza as redes próximas e lista pontos de acesso (hotspots), indicando a distância no mapa. É ainda mais detalhado do que o inSSIDer, listando os tipos de rede (802.11n ou 802..11g, por exemplo), endereços IP e DNS. Para quem não está muito familiarizado, o programa pode dar mais informações do que o necessário. O Xirrus Wi-Fi Inspector roda em Windows XP, Vista e 7.

O WeFi (http://bit.ly/Wefi) encontra redes Wi-Fi e pontos de acesso com base na busca por endereços. Os pontos são exibidos no Google Mapas, informando se a rede é pública ou privada (hotel ou restaurante, por exemplo) e se há cobrança de taxa. O WeFi tem versão para smartphones com Symbian (Nokia), Windows Mobile e Android. Funciona com Windows XP, Vista e 7.

Se a ideia é transformar o computador num ponto de acesso, uma boa pedida é o Connectify (http://bit.ly/Connectfy). Ele permite compartilhar o acesso à Internet com dispositivos próximos, como um smartphone. Obviamente, o computador precisa de um adaptador para emitir o sinal Wi-Fi e estar conectado. Basta executar o programa e atribuir nome e senha para a conexão, que serão usados nos outros dispositivos. O ponto fraco é só rodar no Windows 7.

Dicas de segurança

Pontos de acesso costumam não usar criptografia, até mesmo os pagos. Isso quer dizer praticamente tudo o que você faz online pode, em tese, ser visto por um bisbilhoteiro. O Hotspot Shield (http://hotspotshield.com) é um programa gratuito que ajuda a navegar com segurança. Ele cria uma conexão VPN (rede privada segura) e criptografa suas ações. Quando se conectar na rede de um ponto de acesso, execute basta executar o programa para que a navegação passe a ser feita por HTTPS, a versão segura do protocolo HTTP.

Não custa usar o modo de privacidade (navegação anônima) no browser. Em sites que pedem senha, desmarque a opção para ser lembrado. Prefira e-mails com criptografia durante toda a sessão, como o Gmail, e não apenas durante a autenticação de nome e senha. Fique atento aos alertas de segurança do seu computador. Em casa, mude a senha padrão do roteador, prefira a autenticação por WAP ou WAP 2 (evite WEP) e crie senha de pelo menos 20 caracteres, que será digitada uma vez. Use o filtro MAC para que só máquinas autorizadas acessem a rede e evite que vizinhos peguem carona.

Nenhum comentário: