Siga o Blog do Oracy

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Corrida é de graça, faz bem à saúde e ainda ajuda a emagrecer

Alongamento, aquecimento e frequência dos exercícios são alguns dos cuidados que iniciantes precisam ter para não sofrer lesões

Quem corre por uma hora pode deixar 600 calorias pelo caminho. Desde que cuide também da alimentação.
"O seu organismo acostuma com a atividade física e seu gasto calórico se estabiliza, então, se você passar a comer mais e não cuidar da alimentação, também pode engordar", comenta Adriana Genioli, educadora física.
Para evitar lesões, é importante alongar pernas, ombros e braços. "Alongamento em torno de 20 segundos em cada postura é suficiente", diz Adriana.
Para os iniciantes, uma informação fundamental: não é simplesmente colocar o tênis, alongar e sair correndo. O ideal é começar sempre com uma caminhada, uma espécie de aquecimento de uns 10 minutos, para só depois acelerar os passos.
Quando começar, se logo ficar cansado, não se preocupe: a cada 50 metros, pode alternar corrida e caminhada. Mas atenção: caminhar não é o mesmo que passear.
"Quando você vai fazer caminhada como atividade física, vai contraindo o abdômen, em um ritmo um pouquinho mais acelerado. Uma respiração correta", conta a educadora.
O indicado é começar a correr por 40 minutos, no máximo três vezes por semana. “Diariamente é o maior erro, porque a corrida é um esporte de alto impacto.”
Quer trocar o calçadão pela praia? Correr na areia causa menos impacto, mas é preciso ter fôlego.
Na esteira tem diferença. "Você corre na esteira muito mais fácil do que corre na rua, então, uma pessoa que consegue correr na esteira em torno de uma hora. Ela quando for pra rua vai sofrer um pouquinho mais. Vai correr em torno de 40 minutos e vai cansar."
Sobre a questão se corrida envelhece, a educadora física explica: “Quando você perde gordura, dá a impressão que está mais flácida, então, o adequado é que procure outra atividade complementar para fazer um fortalecimento muscular".
Para Joaquim Regas, de 68 anos, já são 10 anos de corrida ao ar livre. De lá pra cá, a sensação é de voltar no tempo. "Em geral, eu me acho muito melhor do que 20 anos atrás, que eu era muito mais novo que agora."

 

Nenhum comentário: