Siga o Blog do Oracy

domingo, 2 de janeiro de 2011

Galo de 2 metros de altura acorda cidade em Santa Catarina



Em Santa Catarina, um galo dá bom dia para a cidade de Rio do Sul. Em Minas Gerais, é Seu Papapá quem dá boa noite para a pequena Sabará. São histórias do ‘Me leva, Brasil’

Em Rio do Sul, que fica a quilômetros de Florianópolis, a capital catarinense, não tem ovo, não tem pinto, nem galinha. Mas com a sucata está nascendo um grande galo. As aparências enganam: apesar do chimarrão, o comerciante Osnir Martini nasceu na cidade e foi dele a ideia de encomendar um galo despertador.
 

Um artista da cidade recebeu a encomenda: um galo de dois metros feito só com sucata. O galo canta às 7h. A ponte pênsil Antônio da Silva separa dois bairros e balança de um jeito de assustar, porque faz umas ondas.

Saindo de Rio do Sul e seguindo para Sabará, Minas Gerais, que fica a quilômetros da capital, Belo Horizonte. Seu Papapá não canta de galo, mas faz um barulho. Quando anoitecem Seu Papapá vai subindo com seu megafone. Quando chega no alto, ele saca o megafone e dá seu aviso.

No caderno, ele anotou o nome de todas as pessoas do bairro. A população já se acostumou com essa gritaria do Papapá por volta das 20h, todas as noites. É uma vocação que apareceu.

O mais bonito de tudo isso é que as pessoas do bairro respondem ou piscam as luzes. Todo mundo espera o ‘Boa noite, Papapá’! 

Nenhum comentário: