Siga o Blog do Oracy

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O Monge Budista Matthieu Ricard fala sobre os hábitos da felicidade


Legendas em português clique em View subtitles e escolha o idioma.
Matthieu Ricard (nascido em 1946) é um monge budista que reside no Monastério Shechen Tennyi Dargyeling, no Nepal.

Nascido em Aix-les-Bains, Savoie, ele é filho do renomado filósofo francês Jean-François Revel (nascido Jean-François Ricard), e cresceu em em meio as ideias e personalidades dos círculos intelectuais da França. Sua primeira viagem à Índia ocorreu em 1967.

Trabalhou para obter um Ph.D. em genética molecular no Instituto Pasteur. Após completar sua tese de doutorado, em 1972, Ricard decidiu abandonar sua carreira científica e se concentrar na prática do Budismo Tibetano. Viveu nos Himalaias estudando com Kangyur Rinpoche e outros grandes mestres da tradição, e se tornou o estudante próximo e assistente de Dilgo Khyentse Rinpoche até sua morte em 1991. Desde então, Dr. Ricard tem se dedicado a realizar a visão de Khyentse Rinpoche.

As fotografias de Ricard dos mestres espirituais, paisagens e das pessoas dos Himalaias tem aparecido em numerosos livros e revistas. Henri Cartir-Bresson disse de seu trabalho, "A vida espiritual de Matthieu e sua câmera são uma coisa só, da qual jorra essas imagens, efêmeras e eternas".

Ele é o autor e fotógrafo de "Tibet, An Inner Journey" e de "Monk Dancers of Tibet" e, como colaborador, dos livros fotográficos "Buddhist Himalayas", "Journey to Enlightenment" e, mais recentemente, de "Motionless Journey: From a Hermitage in the Himalayas". É tradutor de numerosos textos Budistas, incluindo "The Life of Shakbar".

O diálogo com seu pai, Jean-François Rebel, "The Monk and the Philosopher", foi um best-seller na Europa e foi traduzido em 21 línguas, enquanto "The Quantum and the Lotus" (co-autoria com Trinh Xuan Thuan) reflete seu interesse em ciência e Budismo. Seu livro de 2003, "Plaidoyer pour le bonheur", publicado em inglês em 2006 com o título de "Happiness: A Guide to Developing Life's Most Important Skill", explora o significado e realização da felicidade e foi um grande best-seller na França.

Ele foi honrado como a "pessoa mais feliz do mundo", pela midia popular. Matthieu Ricard foi um participante voluntário em um estudo produzido pela Universidade de Wisconsin–Madison sobre a felicidade, atingindo significativamente além da média obtida depois de testes com centenas de outros voluntários.

Membro do Instituto Mente e Vida, que se devota a gerar encontros e pesquisas colaborativas entre cientistas e eruditos e meditadores Budistas, suas contribuições apareceram em "Destructive Emotions" (editado por Daniel Goleman)e outros livros de artigos. Ele está engajado na pesquisa dos efeitos do treinamento da mente no cérebro, nas universidades de Madison-Wisconsin, Princeton e Berkeley.

Recebeu a Orden Nacional Francesa do Mérito por seu trabalho humanitário no Oriente. Nos últimos anos, Dr. Ricard dedicou seus esforços e royalties de seus livros a vários projetos de caridade na Ásia, incluindo a construção e manutenção de clínicas, escolas e orfanatos na região. Desde 1989, ele tem agido como o intérprete francês do Dalai Lama.
Legendas em português clique em View subtitles e escolha o idioma.

Nenhum comentário: