Siga o Blog do Oracy

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Sete hábitos saudáveis para viver no mundo digital

Sabe o que diferencia os usuários espertos dos realmente ligados no uso dos recursos digitais? Veja nossas dicas.

Não duvido de sua capacidade de usar os recurso da internet, os gadgets e todo o exército de dispositivos e softwares da atualidade. Mas, como precaver é melhor do que remediar, vale a pena seguir esses seis cuidados que separam os espertinhos dos inteligentes:

1. Monitoram o tráfego de dados WiFi e 3G
Menciono isso porque às vezes levamos um susto com a conta da operadora. Se perder de vista quanto já navegou na web com o smartphone, pode pagar dezenas de centavos por MB baixado e anexado. Nem todas as operadoras avisam sobre o abuso de navegação. Existem bons apps tanto para Android quanto para iPhone que fazem essa medição – é só dar uma procurada nos respectivos Markets.
2. Negociam pacotes melhores com as operadoras
Em um mercado altamente competitivo como o atual, você pode estar pagando mais pelo uso de seu celular do que deveria, precisaria e mereceria. Um estouro na conta de minutos, de dados ou de SMS sempre provoca uma surpresa totalmente desagradável no final do mês, quando chega aquele envelope com a conta. Para se livrar disso, esteja sempre esperto em promoções e não deixe de consultar de vez em quando o que as outras estão oferecendo.
3. Acompanham as assinaturas eletrônicas
Igual acontece com jornais e revistas impressas, faz todo sentido do mundo ficar de olho no prazo de renovação automática de assinaturas em sites e serviços digitais. Prestar atenção na fatura de cartão de crédito (aquela que está em débito automático) para ver se não paga por algo que nem lembra porque precisou assinar um dia qualquer em 2009.
4. Gerenciam as senhas de acesso
Longe de ser inédita ou inovadora, é a mais básica providência na gestão de sua identidade digital. O uso de senhas- mestre (que valem para tudo) é altamente desaconselhado e – desnecessário dizer – datas de aniversário, seja na combinação que for, e nomes de namoradas e de namorados, não pertencem ao campo dos asteriscos. Quer saber, use um software gerenciador de senhas – é sem dúvida a melhor saída.
5. Investem em um bom teclado
Muitos usuários carregam laptops em suas bolsas e, não raramente, essas máquinas são o principal meio de acesso à web e aos documentos digitais nos lares. Isso implica digitar em posição curvada sobre um teclado praticamente liso e com espaço “classe econômica" entre as teclas. Mas quem já sentiu as dores de trabalhar nessas condições sabe que nada substitui um bom teclado. Existem modelos ergonômicos de fabricantes como a Logitech e a Microsoft – todos bastante bons.
Custa um pouco? Sim, custa. Pode variar entre 90 e 400 reais, mas é garantia de uma experiência mais agradável na frente do monitor, quando este é o seu melhor amigo por até 18 horas ao dia (em casos severos até 22 hora e meia).
6. Conferem as configurações do backup automático
Imagino que todos realizem um backup de vez em quando. Pode ser em um disco virtual ou em um HD externo. Mas o pulo do gato não está em fazer e, sim, em conferir o que o robozinho está copiando e colando no seu diretório de backup: estará tudo lá, ou será que anda copiando coisas absolutamente irrelevantes como arquivos de configuração de aplicativos do sistema?
7. Cuidam das baterias dos laptops
As baterias são seres delicados, sensíveis e caros. De natureza volátil, detestam passar semanas a fio em um notebook ligado no filtro de linha. Uma vez que têm a impressão de serem menosprezadas, essas criaturas se fecham e podem recusar-se a trabalhar quando são maios necessárias. Para literalmente não saturar a sua relação com as baterias, os precavidos as tiram dos laptops e notebook quando estão com 50% da carga e as guardam em um local fresco e seco. Quando saem para passear, porém, jamais se esquecem de recarregar essa enorme pilha recarregável em forma de cartucho de munição para AK47.
(Bill Snyder)
Via http://idgnow.uol.com.br

Nenhum comentário: