Siga o Blog do Oracy

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Stephen Wiltshire, o homem da supermemória

Publicado por Fantático
Se você sobrevoasse uma das maiores cidades do mundo, de que detalhes, mais tarde, seria capaz de se lembrar? De que prédios, pontes, catedrais? Quantas imagens ficariam realmente gravadas na sua memória?
Stephen Wiltshire é um homem que tem uma incrível habilidade, um talento ainda não explicado pela ciência. Ele acaba de fazer um rápido sobrevôo pelo centro de Londres. É a primeira vez que ele tem essa vista aérea.
Stephen dispõe apenas de um lápis, uma caneta e uma folha de papel. Três horas depois, o resultado: ele se lembrou de detalhes espalhados por quase 12 quilômetros quadrados. O desenho contém os pontos mais conhecidos da capital inglesa e outros 200 edifícios, todos em perspectiva e escala.

Stephen é fascinado por arquitetura e tem uma habilidade raríssima: é capaz de olhar para um prédio como a Fundação Oswaldo Cruz, no Rio, e memorizar detalhes que uma pessoa comum capaz jamais iria guardar. É como se tirasse foto com os olhos. Depois, a imagem do prédio é arquivada numa supermemória e passada para o papel.
"Eu não tenho idéia de como Stephen faz isso", afirma Margaret Hewson, uma agente literária que descobriu o talento do rapaz há quase 20 anos. "Ele pode olhar para um prédio com 145 janelas e reproduzir as 145 janelas".
Até os 11 anos de idade, Stephen nunca tinha tido aulas de desenho. E o menino conseguiu captar detalhes do Museu de História Natural de Londres. Na época, a habilidade de Stephen impressionou o então presidente da Real Academia de Arte da Inglaterra. "Eu nunca vi um talento igual", disse ele.
Mas Stephen já convivia com severas limitações. Aos 11 anos, ele tinha um ritmo de aprendizado de uma criança de apenas 6.
"As limitações eram enormes", lembra Margaret. "Ele não era capaz de fazer nada sozinho. Para atravessar a rua, precisava de ajuda. Não conseguia se relacionar com os outros de maneira nenhuma". Stephen parecia viver em outro mundo. Sinal clássico de uma pessoa autista.
Que dia da semana foi 31 de agosto de 1985?
"Sábado", responde David Kidd, conhecido como o "Calculador de Calendário." Ele é capaz de dizer o dia da semana de qualquer data dos últimos cem anos.
Que dia da semana foi 17 de dezembro de 1974?
"Terça-feira", afirma.
Consultando tabelas, um matemático levou 16 segundos para confirmar que David estava certo.
"Henriqueta Brieba morreu no dia 18 de setembro de 1995; Costinha, no dia 15; e Paulo Gracindo, no dia 4. Tudo num mês só. Zacarias morreu no dia 18 de março de 1990. Mussum, no dia 29 do julho de 1994", lembra o vaqueiro Onildo.
E como explicar a memória de Onildo, mostrado no Fantástico em 1998? Morador do sertão da Paraíba, ele sabe de cor a data da morte de pessoas famosas e de gente conhecida da vizinhança. A memória do vaqueiro ainda tem espaço para muita informação. Onildo decorou os nomes científicos das plantas da caatinga.

"Eu não sei o que ele tem na memória. Ele grava uma coisa e fica", diz José Alves, irmão de Onildo.
O ator Dustin Hoffman estudou vários casos de pessoas com habilidades especiais antes de iniciar as filmagens de "Rain Main". As habilidades de Raymond são típicas de quem tem a Síndrome de Savant, um tipo de distúrbio mental. Este é o diagnóstico de Stephen Wiltshire.
"Os cientistas estão fascinados porque, de um lado, você tem um significativo prejuízo mental e, por outro, um mistério surpreendente que inspira talento", diz Margaret.
Mas qual é a causa dessas habilidades extraordinárias? O que explica a supermemória de um ser humano? A ciência ainda parece longe de chegar às respostas.

Na semana que vem você vai ver o que a ciência já sabe sobre essas pessoas e suas incríveis habilidades. E vai conhecer também a história de Derek Paravicini: autista e cego, mas dotado de um talento especial para a música.

Nenhum comentário: