Resolvi mostrar um pouco deste componente que ficou tristemente famoso por causa do acidente com o TAM JJ3054.
O Reversor de Potência (Thrust Reverser)
Antes de mais nada, vamos deixar uma coisa bem clara: O fato de um Reversor estar bloqueado (ou pinado como a imprensa costuma escrever) não causa acidentes.
Todos os aviões podem voar com os reversores bloqueados.
O cálculo de distância de pouso é feito SEM levar em consideração o uso de reversores.
Isto significa que mesmo com dois reversores inoperantes, um avião a jato vai parar na pista sem problemas.
_Então para que servem os Reversores?
_Resposta simples: Para economizar os freios!
Os freios de aviões comerciais possuem discos de carbono, e são “meio” caros, então se puderem ser usados com “moderação”, duram mais, e neste ponto os reversores auxiliam.
Fiz o filme abaixo pra mostrar o que acontece no motor quando o reversor é acionado.
Basicamente existem dois tipos de reversores hoje em dia: Este do filme que fiz, que é do tipo “Blocker Door”, usado na grande maioria dos aviões comerciais, e os do tipo “concha”, que são usados nos motores Rolls Royce que equipam por exemplo os Airbus A330 e os antigos 737-200 (fotos abaixo).
Nos reversores do tipo “blocker door”, a saída de ar é bloqueada na traseira e direcionada em vários ângulos através das “cascade vanes”.
_Ué, mas pra que tem que direcionar o ar que foi bloqueado atrás? Não é só jogar o ar pra frente pra diminuir a velocidade do avião?
_Não! O ar não pode ser simplesmente jogado para frente, porque lembrem-se que o que for jogado na frente é automaticamente “engolido” pelo motor novamente, e isso inclui sujeira, pedras, etc.
Por esse motivo, o ar que é direcionado pelas “cascades” são jogados em ângulos de 45º e dependendo também do lado em que sai. Por exemplo, o lado do motor que fica próximo a fuselagem possui uma angulação diferente do lado que fica livre.
Os engenheiros pensam em tudo não é mesmo?
Fonte: http://www.avioesemusicas.com/como-funciona-o-reversor-de-um-motor-a-jato.html
Um comentário:
Muito bom o post gostei muito!
Postar um comentário