Siga o Blog do Oracy

sábado, 30 de abril de 2011

Black is beautiful!

Glória Perez
Sei que muita gente discorda, e estou aberta para que me convençam do contrário, mas não consigo engolir essa imposição do politicamente correto de se referir aos negros como “afro descendentes”!
Coisa mais descabida! já começa pelo fato de que a expressão induz a êrro: nem todo africano é negro! e afro-descendentes, com maior ou menor distância, somos praticamente todos nos, os brasileiros!
A expressão soa discriminatória: porque usar um termo acadêmico para se referir a uma parte dos brasileiros? esse “cuidado”, esse “tocar com luvas” cria distanciamento entre gente do mesmo povo! Não me refiro aos outros brasileiros como indo-europeus descendentes, nipo-descendentes e vai por aí. Quando se quer identificar uma pessoa de quem nao se sabe o nome, muitas vezes se recorre às caracteristicas fisicas: é a fulana, aquela magrinha, aquela gordinha, aquela japa, aquela branquinha, aquela loirinha, aquela morena, aquela pretinha, aquela ruivinha! e se não há ofensa em ser loura, japa, branca, morena, porque haverá ofensa em ser negra?
É claro que todas essas palavras podem ser ditas de maneira ofensiva, mas isso é outra coisa: as expressões, em si, não guardam ofensa nenhuma.
Não ignoro, como ninguém pode ignorar, os preconceitos que ainda são fortes e dissimulados por aqui! e apoio integralmente a penalização de toda e qualquer discriminação que qualquer brasileiro negro possa sofrer. Discordo é da maneira como essas justissimas reinvindicações estão sendo feitas hoje!
Bem mais bacana era quando se tratava de resgatar o orgulho e a beleza de ser negro! vamos lembrar?
Via Blog da Glória Perez

Nenhum comentário: