Siga o Blog do Oracy

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tecnologia nos shopping centers

Sensores nas vagas facilitam a vida dos consumidores e indicam locais para o estacionamento dos veículos

Esse shopping de São Paulo criou um sistema que vai dar uma mãozinha para o motorista na hora do aperto.

Tá vendo esses sinalizadores em cima da vaga? Quando não há nenhum carro estacionado, o aparelho emite a luz verde, justamente para indicar que ali está vazio. Ao estacionar o seu automóvel, o sensor logo muda para a cor vermelha, mostrando que aquele espaço está ocupado.
O shopping possui cerca de três mil vagas cobertas, e quase todas elas já possuem o sistema, pouco comum ainda no Brasil. Cerca de 12 mil veículos transitam por esses corredores diariamente. Na rampa da entrada principal, o cliente logo visualiza a quantidade de vagas livres em cada piso. Em boa parte do estacionamento o motorista também visualiza indicadores como este, que mostram o número de vagas disponíveis e em qual direção seguir para encontrá-las.
Outra novidade implementada é essa na vaga preferencial para idosos e deficientes físicos. Sempre que um carro estaciona, esse alto-falante diz a seguinte mensagem de aviso. Um alerta a mais para aqueles motoristas espertinhos que dão desculpinha de que não viram que ali era uma vaga preferencial, não é?!

Nenhum comentário: