Siga o Blog do Oracy

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cuidado: Webcams podem ser acessadas por estranhos

Cuidado: Webcams podem ser acessadas por estranhos

Parece coisa de filme de ficção científica, mas é verdade: é possível acessar remotamente uma câmera de computador (webcam) sem que o usuário saiba. Um invasor pode ligar o equipamento ver tudo que acontece, muitas vezes sem ser descoberto.

Há dez dias um hacker norte-americano foi preso depois de infectar cem computadores e acessar imagens de pessoas nuas ou em situações constrangedoras para extorqui-las. Uma das formas de obter as imagens era acessando remotamente as câmeras digitais de suas vítimas. Uma das vítimas percebeu que a luz do equipamento acendia e apagava sem que ela o estivesse usando. O estranhamento a levou até autoridades competentes.

Mas este não é um caso isolado. Atualmente existem diversos malwares que fazem este trabalho e também empresas que desenvolvem e vendem produtos para este fim, afirma o especialista em segurança online Marco Velasco. “Uma busca simples dá a dimensão da quantidade de programas desse tipo”, diz ele.

Segundo Velasco, esse tipo de invasão ocorre por meio da instalação de vírus espiões. Os cibercriminosos utilizam esse recurso tanto para chantagens e extorsões quanto para capturar dados e senhas enquanto são digitados.

Velasco relata ainda outros casos surpreendentes. O dono de uma empresa de manutenção de notebooks foi preso depois de instalar em alguns notebooks de clientes um programa espião. “Ele usava as webcams para tirar fotos que eram enviadas para um servidor. Uma cliente desconfiou e então identificaram o invasor”.

Como se proteger

Para se proteger desse tipo de espionagem, Velasco dá algumas dicas. No caso da câmera móvel, que pode ser retiradas do PC, o ideal é que o usuário vire-a para uma parede ou feche o visor. Assim, mesmo que um programa invasor esteja instalado em seu computador, não será possível obter nenhuma imagem.

Em casos de pessoas que tem webcam fixas ou internas em monitores e que não desejam utilizá-las, é recomendado desativar o driver da webcam no gerenciador de dispositivos.

O mais importante, porém, é o cuidado rotineiro para que seu equipamento não seja contaminado. (Veja 10 dicas para manter seu computador seguro) (Inserir Link: http://internetsegura.terra.com.br/site/interna.aspx?id_conteudo=183)

Nenhum comentário: