Siga o Blog do Oracy

terça-feira, 13 de julho de 2010

Site ajuda a organizar o 'unfollow' no Twitter

Ele chegou como quem não queria nada, conquistou sua confiança e prometeu o mundo em troca de, no máximo, 140 caracteres. Agora ele, o Twitter, já arruinou sua produtividade, reduziu a zero o seu poder de raciocínio e encheu sua lista de contatos com usuários que nem lembram mais do que se trata "esse tal de microblog" - ou com dezenas de "bots" e perfis falsos usados para spam.

A solução é fazer uma faxina na lista de amigos, mas essa tarefa não é tão simples assim. A experiência própria aqui avisa que muitos dos serviços de gerenciamento de Twitter são complexas demais, ou lentas demais. O Manage Flitter, porém, acabou de ser descoberto por aqui e mostrou um bom desempenho.

Ele funciona diretamente no navegador, mas exige que você autorize o acesso à sua conta no Twitter. A partir de então ele filtra sua conta e divide as pessoas que você segue em cinco categorias: pessoas que não seguem você de volta, usuários sem imagem no perfil, tuiteiros inativos há mais de um mês, aqueles que postam mais de cinco vezes ao dia, e os que postam menos. Essa divisão ajuda a selecionar os candidatos a ganharem um "unfollow" e a identificar os perfis usados para spam. Você pode detalhar a busca por data e número de seguidores da "vítima" por exemplo, se quiser resultados mais precisos.

O Flitter conta também com a aba "recomendados", que sugere nomes para você deixar de seguir. E, no rodapé do site, uma mensagem de orgulho faz a contagem de quantos "unfollows" já foram gerados a partir do serviço: pouco mais de 23 milhões nos últimos 4 meses.

______

Nenhum comentário: