Siga o Blog do Oracy

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Estudo liga falta de sono ao Alzheimer - Paloma Oliveto

Horas a menos de repouso levam ao acúmulo no cérebro de uma proteína ligada à doença. Se confirmação se der em humanos, médicos terão uma forma de antecipar o surgimento do mal degenerativo

Paloma Oliveto

À medida que a idade avança, a tendência é dormir menos. Não é à toa que os idosos costumam acordar antes do raiar do dia. É também na velhice que alguns tipos de demência, como o mal de Alzheimer, começam a se manifestar. De acordo com diversos estudos, essa doença neurodegenerativa, contudo, se estabelece até 15 anos antes de os sintomas aparecerem: quando isso ocorre, o cérebro já está bastante danificado. Distúrbios no sono podem fornecer as primeiras pistas de que algo não vai bem no funcionamento dos neurônios, segundo um estudo publicado nesta semana na revista científica Science Translational Medicine. Para o neurologista David M. Holtzman, da Universidade de Washington em St. Louis, que há mais de uma década investiga o Alzheimer, existe uma forte relação entre poucas horas de sono, idade e demência.

Uma das causas do Alzheimer é o acúmulo, no espaço entre os neurônios, da proteína beta-amiloide. Em pessoas saudáveis, ela é eliminada naturalmente, mas, por motivos ainda não completamente esclarecidos, a substância pode começar a se agrupar, formando placas de gordura. A equipe de Holtzman constatou, em ratos, que a deprivação do sono faz com que esse processo ocorra antes e mais rapidamente. Caso o mesmo se confirme em humanos, será possível, no futuro, detectar o Alzheimer precocemente, antes que a demência se estabeleça. Embora ainda não exista cura para doença, as pesquisas sobre possíveis intervenções já estão aceleradas. “Estamos trabalhando para isso”, garante Holtzman.

Há dois anos, o laboratório do cientista aplicou uma técnica, chamada microdiálise in vivo, para monitorar os níveis de beta-amiloide no cérebro dos animais. Com esse exame, os pesquisadores notaram que a quantidade da proteína aumentava quando os ratos estavam acordados e caía enquanto dormiam. O mesmo foi observado em humanos, em um estudo paralelo de outro laboratório da Universidade de Washington, um centro de referência de pesquisa em distúrbio do sono.

Os cientistas, liderados pelo neurologista Randall Bateman, coletaram amostras do líquido cefalorraquidiano (LCR) de voluntários de vários grupos etários, com ou sem Alzheimer. O LCR circula pelo cérebro e faz uma faxina no órgão, chegando até a medula espinhal, de onde pode ser retirado. O líquido carrega metabólitos, o “lixo” resultante das reações químicas ocorridas no cérebro e, por isso, é possível verificar a presença e as taxas de determinadas substâncias, como a beta-amiloide.

“Em pessoas saudáveis, os níveis da proteína cai para seu patamar mais baixo cerca de seis horas depois do sono e retorna ao ponto máximo seis horas após elas despertarem. E o único fator fortemente relacionado ao aumento e à queda da proteína no LCR foi o sono”, afirma Bateman.

Maior concentração Agora, Holtzman investigou se a deprivação do sono pode influenciar nesse ciclo natural, levando ao acúmulo da proteína. Para isso, ele utilizou ratos geneticamente modificados, que desenvolvem Alzheimer quando envelhecem. A pesquisa mostrou que, à medida que as placas começam a se formar, o intervalo entre sono e vigília é interrompido bruscamente. Da mesma forma, quando os cientistas forçavam os animais a ficarem acordados por mais tempo, isso se revertia em um aumento na concentração da proteína e, consequentemente, na formação de placas (veja arte).

A relação entre período de sono e o acúmulo de beta-amiloide foi confirmada em mais um teste. Os pesquisadores imunizaram parte dos ratos modificados geneticamente com uma substância que impede o agrupamento da proteína. Mesmo programados para terem Alzheimer, os animais não desenvolveram placas beta-amiloides e seus padrões de sono continuaram normais, com os níveis da substância aumentando e caindo normalmente, como o esperado em um cérebro saudável.

Ainda não se sabe por que a formação de placas está relacionada ao aumento do tempo de vigília. Os cientistas desconfiam que, ao começar a se acumular, a beta-amiloide interrompa a atividade dos neurônios no córtex cerebral, impactando na qualidade do sono. Também é possível que as placas danifiquem regiões específicas relacionadas ao ciclo cicardiano.

Para Holtzman, é importante intensificar as pesquisas para desenvolver um método não invasivo e seguro que detecte o Alzheimer até uma década antes do estabelecimento da demência. De acordo com ele, a Universidade de Washington em St. Louis também pretende fazer uma pesquisa epidemiológica para estudar os padrões de sono em pacientes de Alzheimer e, assim, obter dados populacionais que confirmem as descobertas que ele fez em laboratório.

Risco elevado para atletas

Jogadores profissionais de futebol americano são mais suscetíveis a danos nas células cerebrais, condição que pode desencadear diversos males neurológicos, incluindo o mal de Alzheimer e a doença de Lou Gehrig, caracterizada por paralisia progressiva e problemas cognitivos. Um estudo publicado na revista científica Neurology, da Academia Americana de Neurologia, comparou a causa de óbito de atletas que competiram em pelo menos cinco temporadas, entre 1959 e 1988, à da população americana em geral e descobriu que os primeiros correm mais riscos de morrer devido a males neurodegenerativos.

O estudo examinou os atestados de óbito de 337 jogadores da Liga Nacional de Futebol, que tinham cerca de 57 anos quando morreram, e se concentraram nos documentos daqueles cuja causa havia sido Alzheimer, Parkinson ou Lou Gehrig. Os riscos de morrer de mal de Parkinson não foram significativamente maiores, comparando-se à população em geral. Porém, em relação às outras duas, houve a probabilidade foi quase quatro vezes maior. “Esses resultados estão consistentes com estudos recentes que sugerem um aumento no risco de jogadores de futebol desenvolverem doenças neurodegenerativas”, disse, em nota, Everett J. Lehman, principal autora do artigo e pesquisadora do Instituto Nacional para Segurança Ocupacional e Saúde dos EUA.

De acordo com ela, embora o estudo tenha analisado as causas de morte a partir das certidões de óbito, é possível que a encefalopatia traumática crônica (ETC) tenha sido o fator primário ou secundário dessas mortes. Essa condição surge depois de traumas sucessivos no crânio e tem sido associada a boxeadores, lutadores e jogadores de futebol americano. (PO)

FOLHA DE S.PAULO

Nenhum comentário: