Siga o Blog do Oracy

domingo, 16 de setembro de 2012

Gmail: Como posso acessar o e-mail de um parente que faleceu?

Nesse artigo vou mostar como é possível acessar o Gmail de um parente falecido.
Recentemente me perguntaram, via formulário de contato do blog, como seria possível acessar o Gmail de uma pessoa que já havia falecido, para deixar um aviso as pessoas e depois de um certo tempo excluir a conta do Gmail.
Como essa é uma situação que pode interessar a outras pessoa, ao invés de apenas responder a pessoa que me perguntou, resolvi escrever esse artigo ensinando como fazer o procedimento com o Gmail. Se não é isso que estava procurando, talvez um dos link abaixo possa lhe ajudar.

Como posso acessar o e-mail de um parente que faleceu

como acessar o gmail
O procedimento que vou descrever abaixo é baseado na solução apresentada pela própria equipe do Gmail no artigo “Como acessar o e-mail de uma pessoa falecida”.
Segundo o artigo mencionado acima,
“Caso você precise acessar o conteúdo dos e-mails de uma pessoa já falecida, em casos raros podemos fornecer o conteúdo da conta do Gmail a um representante autorizado do usuário falecido. Lamentamos o ocorrido e agradecemos sua paciência e compreensão durante este processo.”



O processo é demorado e tem duas etapas.

Etapa 1

Você precisa enviar as seguintes informações para o Google:
  • Seu nome completo
  • Seu endereço completo com CEP
  • Seu endereço de e-mail
  • Uma cópia de um documento de identidade emitido pelo governo ou da sua carteira de habilitação
  • O endereço do Gmail do usuário falecido
  • A certidão de óbito do usuário falecido. Se o documento não estiver em inglês, forneça uma tradução juramentada em inglês realizada por um tradutor juramentado competente
  • As seguintes informações provenientes de uma mensagem de e-mail recebida em seu endereço de e-mail enviada a partir do endereço do Gmail em questão:
    • O cabeçalho completo da mensagem de e-mail. Veja estas instruções sobre como localizar cabeçalhos no Gmail e em outros provedores de webmail. Copie todas as informações de “Delivered-To:” até a linha “References:”
    • Todo o conteúdo da mensagem

Envie essas informações por correio ou fax para:

Google Inc.
Gmail User Support – Decedents’ Accounts
c/o Google Custodian of Records
1600 Amphitheatre Parkway
Mountain View, CA 94043
Fax: +1-650-644-0358

Etapa 2

Ao receber essas informações, o Google analisará seu pedido e avisará por e-mail se poderá prosseguir para as próximas etapas do processo. Ainda segundo o artigo mencionado acima, o Google diz.
“Se pudermos dar sequência com base em nossa análise preliminar, enviaremos mais instruções descrevendo a Parte 2. Na Parte 2, será necessário entrar com um processo legal adicional, incluindo uma petição judicial de um tribunal dos E.U.A. e/ou envio de mais documentação. O envio dessa documentação não garante que poderemos fornecer o conteúdo da conta Gmail. Dessa forma, recomendamos não prosseguir com a Parte 2 até que você tenha obtido resposta em relação à Parte 1. Como nos preocupamos com a privacidade dos usuários, se decidirmos não fornecer o conteúdo da conta do Gmail, não será possível compartilharmos mais detalhes sobre a conta ou discutirmos nossa decisão.”

Conclusão

Como você já deve ter percebido não será uma tarefa fácil. O ideal é que você pense agora no seu futuro e, se for importante acessar sua conta do Gmail ou outro provedor/rede social, informe a algum parente de confiança ou até mesmo deixe essa informação em um documento oficial, como um testamento.

Fonte: GF Soluções

Nenhum comentário: