Siga o Blog do Oracy

domingo, 13 de maio de 2012

MÃES DA TRANSIÇÃO - Ana Maria Campos

Após o café da manhã, horário este adorável em meu dia-a-dia, já que ainda não ouço o barulho dos carros na rua e nem a fala de pessoas ao meu redor, é realmente o meu momento de meditação, de reflexão sobre a vida e também de rir sozinha ou chorar....
Nesse momento, meu pensamento viaja longe, surge a figura de minha mãe e começo a comparar o seu tempo com o meu atual. Como tudo ficou para trás em um abrir e fechar de olhos! Como o tempo é o seu chefe maior e ele urge se não corrermos e percorrermos com ele as mudanças e inovações. E nesse pensar lembrei-me de uma pergunta de meu caçula: " Mãe, como voce se sentiu com o advento do celular e do computador em sua vida e como conseguiu manuseá-los? Respondi tal qual é o tempo, nosso amigo apressado e como fosse algo normal: " Filho, achei que fosse mais uma entre tantas aprendizagens que surgiram em minha vida". Mas, na verdade, tudo que nós mulheres, " Mães da Transição", passamos e vivenciamos, não foi fácil.
Quanto ao celular, eu achava incrível, ficava com medo de apertar as teclas erradas, mas isso era uma constante por uns tempos e , na brincadeira,  ria e levava na farra. Quando dei por mim, já manuseava a tecnologia tranquilamente, assim como foi aprender a dirigir carro, fazer faculdade junto com os filhos , ser mulher ativista na política, ser mãe, trabalhar fora  e chefiar a família, ser professora e ainda fazer pós-graduação.... Que sufoco!
Creio qua a maioria das " Mães da Transição" já está se acostumando com as mudanças e as inovações e não as tratam mais como bicho de sete cabeças.Aliás , nós mulheres, "Mães da Transição", encaramos a vida e os obstáculos com muita resignação e doação.
Uma das maravilhosas aprendizagens é a de não reclamar da vida, pois tudo se torna mais fácil e leve. E na minha reflexão, deparei com Jesus Cristo, pois ele sempre foi e é o mais solicitado e é capaz de nos ajudar . Não tínhamos nossas mães por perto pra pedir socorro e me lembrei de umas das frases de  minha mãe que me marcou muito e da qual não me esqueço: " Todas as mulheres do mundo um dia serão mães e terão que dar conta do recado e por que você não conseguirá?" ... 
Assim, conseguimos vencer aos trancos e barrancos e nem sei como... Hoje, somos mães pela segunda vez, avós , no sentido correto. Somos as "Mães da Transição", com celular, computador, trabalhos fora de casa, assumindo cargos com competência, ajudando a cuidar dos netos, conselheira e amiga de muitos jovens em qualquer assunto da vida.
E continuei com  minhas reflexões... As " Mães da Transição" se encontram felizes, sentadas em seu computador, pesquisando, aprendendo a aprender, conversando com amigos, rindo da vida, pois ela é única , bela e passageira. Em todas as experiências vividas, décadas tão diferentes, posso hoje, dizer que sinto-me jovem, realizada, curto com felicidade todos os momentos de meu descanso outonal, do meu mundo gostoso de se viver e ainda sinto com mais intensidade as emoções, compartilhando as façanhas das "Mães da Transição", pelo computador, pelo celular, aguardando sempre por novas apredizagens e novos saberes.
Mulher, mãe , amiga, somos nós " Mulheres da Transição". Parabéns pelo nosso dia e que ele seja eterno enquanto dure!!


Ana Maria Campos
Natural de Uberaba - MG, reside em Ituiutaba - MG. Professora; Formada em Licenciatura e Letras pela UEMG;Pós Graduação em Filosofia.

Nenhum comentário: