Siga o Blog do Oracy

domingo, 8 de julho de 2012

Bruxismo pode causar dores e precisa ser tratado

Postado por Minha Vida

O problema acomete todas as idades e é causando principalmente pelo estresse 

Escrito por: Amanda Davanço




O bruxismo é o habito de apertar ou ranger os dentes. É muito mais frequente à noite, principalmente aos domingos, do que durante o dia, porém, em pacientes com quadro de ansiedade ou depressão ou que sofrem com as doenças de Parkinson e Alzheimer, o bruxismo pode se manifestar o dia inteiro.

Este hábito acomete desde as crianças e adolescentes até adultos e idosos. Na grande maioria das vezes o paciente não sabe que tem bruxismo, tomando conhecimento através da queixa do barulho noturno que o parceiro (a) nota ou através do exame clínico em consultório odontológico.

O bruxismo é causado predominantemente pelo estresse, que associado a respostas emocionais ativa o sistema nervoso e o sistema nervoso aciona uma atividade muscular intensa na tentativa de preservar alguns órgãos como, por exemplo, o estômago. Desta forma, descarregamos toda a tensão do estresse na atividade mastigatória ocasionando o bruxismo.  
"O bruxismo é causado predominantemente pelo estresse,mas pode estar associado a problemas no encaixe dos dentes"
Sabemos também que o estresse é a principal causa, mas não é a única. Associamos também ao bruxismo os problemas oclusais, quer dizer, no encaixe dos dentes (entre a maxila e mandíbula), que quando estão em desarmonia pode desencadear o hábito de apertar ou ranger os dentes.

Na infância, o bruxismo é muito comum. Podemos associar como causa, a fase intermediaria da troca dental em crianças que ainda apresentam dentes de leite e dentes permanentes e que, por isso, o crescimento ósseo e muscular ainda está sendo estabelecido.

Alguns biótipos, como aqueles indivíduos que tem o rosto mais quadrado (branquecefálicos), apresentam o músculo da mandíbula (masseter) bem desenvolvido e, por isso, o bruxismo pode ocorrer mais facilmente.  

Eu tenho bruxismo?

Conheça aqui alguns sinais e sintomas que caracterizam o problema:

- Sensação de cansaço muscular na face
- Dor na face
- Dor na cervical (região posterior do pescoço)
- Dor de cabeça - Dor na articulação da mandíbula e maxila, próximo ao ouvido
- Problemas gengivais
- Perda óssea ao redor do dente
- Mobilidade dental
- Fratura dental
- Desgaste dos dentes
- Erosão entre a raiz e a coroa dental, formando uma concavidade nesta região 




Não importa a causa do bruxismo, o restabelecimento da harmonia oclusal reduz muito a dor e o habito de ranger os dentes.

Placa de mordida ou placa mio relaxantes, é uma maneira de proporcionar um espaçamento forcado entre a maxila e mandíbula, desta forma há um relaxamento muscular seguido de um alivio da dor e diminuição do hábito.

Em alguns casos mais graves sugerimos a aplicação de Botox na face para diminuir a atividade muscular. Isso é muito usado em pacientes com Alzheimer, por exemplo, que apresentam um bruxismo severo em determinada fase da doença e são pouco colaboradores para um ajuste oclusal ou mesmo o uso de placa de mordida. 

Um comentário:

Nana disse...

Boa tarde.
Ótimo assunto. Já li sobre o Bruxismo e agora lendo aqui,de fato, o problema afeta os dentes devido o stress e atinge outros órgãos tb.
Um abraço,
Ana Maria