Siga o Blog do Oracy

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dia de cão ! - Nilson Ribeiro

Tem dia que tudo dá errado.
 Pra começar, amanheceu chovendo.Detesto chuva, mesmo quando fininha, renitente, deixando o trânsito ruim, semáforos defeituosos e confusão de gente molhada pra todo lado.
   Na loja, clientes mal humorados vão entrando com guarda-chuvas e sombrinhas gotejantes, alagando o piso aqui e ali, formando poças escorregadias como quiabo ensopado. Haja pano de chão seco, e tudo isso trabalhando com funcionário a menos, que faltou simplesmente sem avisar, provavelmente em decorrência da chuva. Desculpa que alegará depois, sem dúvida alguma.
   Dizem os entendidos que necessidade satisfeita não motiva ninguém. Deve
ser isso mesmo. Pago bem, premiando sempre meus colaboradores...Mas de nada tem adiantado ser bom e viver agradando essa turma. Não há reconhecimento algum quando se mais precisa. Vivemos assim, reféns do empregado.
   De minha parte neste dia tinha logo cedo uma consulta marcada , e o médico, normalmente atrasado, e com uma sutileza de elefante, me adiantou que provavelmente todos nós, os homens, se vivermos muito, morreremos com câncer na próstata, e isso assim, depois de olhar de soslaio para o meu exame de PSA, um tanto alterado dessa vez, disse-me ele.
   Fazer o que ? Morrer velho tem lá suas consequências.
   Não se pode querer ganhar sempre...
   Há algum tempo aprendi que nem sempre vencer é o mais importante.
   De que adianta ganhar uma discussão com a mulher da gente e vê-la depois de cara amarrada, pondo dificuldade nas menores coisas ? Por vezes é melhor calar, abrindo mão da própria opinião e deixar o amor incondicional levar a melhor.
   Melhor que ter de andar por aí sozinho, com aquela eterna sensação de vazio de quem se perdeu de sua alma gêmea nessa vida e vê o tempo passar célere e em vão, sem chance alguma de um recomeço feliz.
   De que vale também provar ao filho amado que Administração de Empresas seria o canal pra perpetuar a empresa familiar, se ele, narizinho empinado, ambiciona ser Designer de Moda ? Brigar pra que, se a consequência será vê-lo triste, com um comportamento cada vez mais arredio ?
   Obter uma vitória a curto prazo num negócio certamente poderá significar a perda de um cliente potencial mais adiante.
   E foi o que aconteceu hoje, com um fornecedor derrotado e insatisfeito,
numa disputa por centavos. Caiu fora !
   Ah ! A eterna dicotomia presente no perde e ganha.
   Pra continuar o dia, meu Contador ligou acusando a falta do Informe de Rendimentos Financeiros para Declaração do Imposto de Renda, que este ano não foi entregue pelos Correios.
   Resultado, uma verdadeira peregrinação de última hora por 5 bancos diferentes, cada qual com sua política de atendimento mais austera e impessoal que se pode imaginar. Foi barra !
   Ao fechar o caixa, no final do expediente, logicamente o resultado negativo não foi de espantar, nesse dia de chuva e poucas vendas.
   Voltando pra casa depois de um dia assim ainda guardava uma vaga esperança de um merecido descanso, rezando pra não furar um pneu ou coisa parecida. Diga-se de passagem, sempre fui otimista nato, pelo menos essa vantagem tenho.
Mas estava esquecendo; sou o síndico do prédio e hoje é o dia da cobrança do condomínio, dia de aturar desculpas de inadimplentes, caras de pau com sorrisos amarelos... E mais, quarta-feira, lembrei logo depois, é dia de jogo pela Libertadores e Copa do Brasil, com meus dois times atuando nos gramados. Adeus descanso, certamente dormirei tarde, pensei agora, a latinha de cerveja como companhia certa.
   E pra finalizar, ambos os times, um no Rio, outro em B.H., entraram pelo cano, perdendo pênalty e tudo, nas suas respectivas competições.
   Decididamente não era o meu dia.
   Fui dormir de pijama, sem chance de um diálogo com a "patrôa", e pior, com a cabeça quente.

Nilson Ribeiro, poeta ao acaso desde menino, fluminense de 57 anos, dos quais 42 de labuta, lidando com gente de todo quilate, fiz disso inspiração diária pra aguentar os trancos da vida.

Um comentário:

Nana disse...

Boa tarde!!!
Legal, gostei mto..srrssr..Realmente, ele teve um verdadeiro "Dia de Cão".
Um abraço,
Ana Maria