quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Ataque de águias derruba russo que voava de paraglider no Himalaia
Voar há 600m de altura guiado por aves de rapina pela paisagem do Himalaia é uma experiência única. Parahawking é uma combinação entre falcoaria (arte de treinar falcões) e paragliding, onde os pássaros são treinados para guiar os piloto até as correntes de vento termais e melhores condições de vôo. Assim como os pássaros, os pilotos usam as termais, correntes de vento quente que impulsionam o paraglider para cima e permitem que o piloto fique horas voando. Como recompensa por achar as as termais, o piloto assopra um apito para chamar o pássaro que pousa na luva e é alimentado há 600m de altura. O Parahawking foi inventado pelo treinador de falcões inglês Scott Mason em 2001 e existe exclusivamente em Pokara, no Nepal. Existem três categories de vôo: solo, para pilotos que querem ter o gostinho de voar através dos olhos dos pássaros; duplo, para amadores acompanhados por um piloto experiênte; e duplo infantil, para crianças maiores de 5 anos.
Os pássaros treinados para o Parahawking (urubu egípcio, águias e kites), são filhotes órfãos ou pássaros machucados resgatados, todos incapazes de sobreviver na natureza. Essas aves ficam abrigadas no "Himalayan Raptor Centre" no vilarejo Maya Devi, parte do dinheiro dos vôos vai para centro. Além de um esporte, o Parahawking ajuda a preservar as aves de rapina na região do Himalaia.
O russo Vladimir Tsarkov escapou da morte após ser atacado por duas águias quando voava de paraglider sobre o Himalaia, na Índia.
O ataque foi gravado pela câmera que estava em seu capacete e publicado online; assista.
As aves, comuns na região, apareceram subitamente à frente do russo. Uma delas voou por baixo dele, e a outra se chocou contra o paraglider e ficou presa nos cabos do aparelho, provocando sua queda.
Sem controle, o russo teve de acionar o paraquedas de emergência para amenizar o tombo.
Após cair e se recuperar, ele ainda conseguiu ajudar a soltar a águia presa. A ave alçou voo, aparentemente sem ferimento.
Águias voam na direção do paraglider de Vladimir Tsarkov (Foto: Reprodução de vídeo)Águias voam na direção do paraglider de Vladimir Tsarkov (Foto: Reprodução de vídeo)
Links Patrocinados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário