Siga o Blog do Oracy

sábado, 3 de novembro de 2012

Quando o homem amadurece - David Coimbra

O homem amadurece até os 12 anos de idade. Aí para. Com 12 anos ele é o que será por toda a vida. Claro, haverá algumas transformações, sua barriga aumentará e a quantidade de seus fios de cabelo diminuirá, talvez ele aprenda um pouco com a experiência (em geral, não), pode ser que se torne uma pessoa melhor ou pior, mas a essência estará lá. O espírito é o mesmo. Se ele é leal, alegre e amigo com 12 anos, o será com 60. Se ele é belicoso, irritadiço e implicante, também seguirá assim até o dia em que possa andar de ônibus de graça. Um homem é uma criatura simples. É um menino de 12 anos de idade.

A mulher, não. A mulher amadurece sempre. Vai mudando com a passagem do tempo, vai compreendendo o que quer da vida e o que a vida pode lhe oferecer. Ela sabe das coisas.


O fim dos meus 12 anos

Eu tive 12 anos de idade até completar 50, meses atrás. Então, fui abatido pela crise da meia-idade, e essa crise me abateu porque vi-me tomado pela consciência de que entre a meia e a terceira idade não existem as etapas amenas da primeira e da segunda idade. Não: passa-se direto da meia para a terceira. Uma injustiça.


A Bela da Tarde

Hoje em dia, enfrentamos essas crises porque temos menos rituais de passagem. Antes, as fases da vida ficavam bem delineadas: o fim da infância, a adolescência, a idade adulta, para tudo havia um marco – o menino deixava de usar calças curtas, a menina debutava, o rapaz começava a trabalhar e depois casava. Havia até marcos politicamente incorretos, mas sempre marcos, como o primeiro cigarro que o pai dava ao filho e, em alguns lugares dos Estados Unidos, a primeira arma de fogo.

Hoje, não. Hoje, há homens de 40 anos de idade que ainda moram com os pais. Assim, as crises nos aguardam em idades cheias. Já aos 49 eu olhava para os 50 e estremecia.

Bem. Isso tudo tem relação com Catherine Deneuve, A Bela da Tarde. Catherine Deneuve foi, e é, uma das mulheres mais lindas do mundo. Um dia, um repórter perguntou-lhe se havia uma parte do corpo dela com a qual estivesse insatisfeita. Catherine, com a classe de hábito, tascou:

– Minha orelha direita.

Linda e inteligente.

Pois nesta segunda-feira a orelha direita de Catherine, e todo o resto que está grudado nela, completam 69 anos de idade. Ou seja: em um ano, Catherine passará outra fase importante da existência e ingressará na tal terceira idade definitiva e inapelavelmente. Um marco para ela e para nós que amamos A Bela da Tarde.

Na foto: Catherine Deneuve em seus tempos de horário nobre como A Bela da Tarde


Olhar para Jane

Outra mulher que foi lindíssima na juventude, Jane Fonda, um dia falou sobre a trepidante chegada da terceira idade. O repórter que a entrevistava fez-lhe um elogio, disse que ela continuava linda. Jane balançou a cabeça e desdenhou:

– Não, não... Eu sei o que é ser olhada com desejo pelos homens. Eu conheço o olhar deles. E sei quando não há mais desejo neste olhar.

Como Catherine, linda e inteligente. Decerto enfrenta bem a terceira idade.


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário: