Siga o Blog do Oracy

sábado, 5 de maio de 2012

Cuidados que devem ser tomados com as baterias de Notebook


" Para colocar a bateria ou remove-la, o notebook deve estar desligado, inclusive a fonte deverá estar desconectada do notebook.
Após efetuar a troca, reconectar a fonte e ligar normalmente o notebook."  "O primeiro passo ao receber a bateria, será colocá-la no notebook, mesmo que apareça a informação de que a bateria já esta carregada. Deve deixar carregando por 8h a 12hrs.



Cuidados que devem ser tomados com as baterias de Notebook

A vida útil das baterias recarregáveis é medida através de ciclos de cargas, que variam em torno de 500 a 800 ciclos, dependendo do modelo da bateria.
Todas as vezes que ligamos o notebook sem o  conversor AC/DC à energia elétrica, com a bateria instalada, é gasto um ciclo de vida útil da bateria, não importando o tempo ao qual o equipamento ficou ligado, um ciclo de vida útil da bateria já foi consumido.
Para evitarmos o desgaste prematuro das baterias, devemos sempre utilizar a bateria do equipamento até o final da carga, e quando o equipamento sentir que a carga da bateria está baixa, ele irá avisar emitindo sons característicos, acendendo luzes, ou de alguma outra forma característica de acordo com cada marca e modelo de Notebook. Devemos atentar para a carga da bateria, esta deve ser feita de uma forma contínua, sem interrupções, ou seja, se a bateria gasta duas horas para ser carregada, ela deve ficar conectada à rede elétrica por duas horas, consecutivas e ininterruptas. Estas informações devem ser verificadas no manual do usuário do equipamento ( notebook ).
Antes de utilizar as baterias novas, devemos fazer a carga inicial, para que elas tenham longa duração e grande autonomia. Este procedimento é feito da seguinte forma: coloca-se a bateria nova no equipamento, liga-se o equipamento na rede elétrica, deixe-o carregar a bateria por 8h, não importando ai o comunicado do equipamento de que a bateria já esta carregada, após este período de carga, devemos desconectar o equipamento da rede elétrica, e utilizar o Notebook até que a carga da bateria chegue ao final, neste caso não há necessidade de ser contínuo, pode haver interrupções. Quando a carga da bateria chegar ao final, devemos carregá-lo por mais outro período de 8h. Este procedimento deverá ser repetido por cinco vezes, e após isto, podemos utilizar o equipamento normalmente.

Obs: lembramos que é recomendado utilizar o notebook utilizando a energia da bateria, pelo menos, uma vez por semana, se a bateria ficar por um longo período sem utilização, as células podem ficar danificadas.

Recicle, seja conciente
"As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componetes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d'água e os lençóis freáticos, afetando a flora e fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar."


Via BTR INFO

Um comentário:

Nana disse...

Boa tarde!1
Ótima informação.Aliás, hoje, com os avanços tecnológicos temos qq aprender cada vez mais sobre esse tipo de asunto e outros.Todo cuidado é pouco, em si tratando das baterias de Notebook..
Um abraço,
Ana Maria