Siga o Blog do Oracy

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Dois maestros se encontram - Zuenir Ventura

No sábado passado, o Teatro Municipal do Rio viveu momentos inéditos. Pela primeira vez, uma plateia de cerca de 2 mil pessoas aplaudiu, e com entusiasmo, uma escola de samba paulista e cantou em coro “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Também aplaudiu um cirurgião que só opera, não canta e nem toca. Extasiou-se com a voz do tenor Jean William, um jovem de 25 anos oriundo da periferia de São Paulo. E, sobretudo, se emocionou vendo o maestro João Carlos Martins segurando a batuta e regendo com desembaraço, um mês e meio após uma cirurgia que lhe devolveu os movimentos do braço e da mão esquerda, cujos dedos enrijecidos não se abriam. Há oito anos, quando os médicos lhe disseram que nunca mais poderia tocar piano (e até isso ele fez nessa noite) profissionalmente, por causa do golpe que recebeu na cabeça num assalto na Bulgária, ele decidiu se dedicar à regência.

Seis meses depois, já estava estreando na função, justamente no Rio, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil. Ultimamente, porém, uma atonia muscular acometeu seu braço e mão, paralisando-os e fazendo necessária a recente e tão bem-sucedida operação. Agora, ele interrompia o concerto para lembrar isso e, chegando às lágrimas, homenageava o autor da façanha, o neurocirurgião Paulo Niemeyer, chamado pelo maestro de gênio. Presente ao espetáculo, o médico recebeu do público demoradas palmas.

O programa começou com Vivaldi, passou por Bach, autor preferido do maestro, e chegou a Villa-Lobos, acompanhado por percussionistas da Vai-Vai, cujo enredo, vitorioso do carnaval de 2011, foi “Venceu a música”, sobre a capacidade de superação do maestro. A partir daí o público delirou, principalmente quando veio a surpresa prometida: o Hino Nacional tocado em ritmo de samba, misturando instrumentos clássicos de sua Filarmônica Bachiana com os surdos, cuíca, pandeiro e tamborins da bateria da escola. Emocionante. O puristas podem não ter gostado, embora esse mesmo espetáculo já tenha sido aplaudido em importantes casas de várias cidades do mundo, inclusive no Carnegie Hall. De qualquer maneira, missão cumprida para quem já disse que seu objetivo é “chegar ao coração das pessoas”.

Mais tarde, num jantar na casa de Niemeyer, médico e paciente recordavam o procedimento, que consistiu na abertura de dois orifícios no cérebro, por onde foram introduzidos eletrodos que restituíram os movimentos perdidos. A operação, que durou mais de nove horas, teve que ser realizada com anestesia local, com o paciente acordado, para que o cirurgião fosse informado das reações.

Uma das maiores alegrias profissionais de Paulo Niemeyer foi quando, ao final, ordenou: “Agora rege... agora toca piano.” E foi obedecido, com uma batuta e um piano imaginários. Era um pequeno milagre realizado pelo maestro da neurocirurgia no maestro da música.


Fonte: O Globo

Nenhum comentário: