Siga o Blog do Oracy

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Conheça o belo Delta do Parnaíba no Piauí




Mostra as belezas do Delta do Parnaíba.

Olhando do alto, o encontro do rio Parnaíba com o Oceano Atlântico parece um quebra-cabeça gigante, onde cada uma das 85 ilhas é uma das pecinhas. Este é o Delta do Parnaíba. O nome é uma referência a letra grega que lembra o formato da foz do rio.

O Delta do Parnaíba é o único das Américas em mar aberto. Igual a esse você só vai encontrar na foz do rio Nilo, na África, ou na foz do rio Mekong, na Ásia", explica Moraes Brito, guia turístico.

A região é aberta aos turistas, mas para chegar lá, só mesmo com guias. Os passeios são combinados no Porto das Barcas, ainda na cidade de Parnaíba, a 320 quilômetros da capital, Teresina.

Até a entrada para o Delta em Porto dos Tatus, município de Ilha Grande, o visitante vai de carro. Depois são duas opções: em grandes grupos de barco ou de lancha. A viagem segue pelo rio Parnaíba, o segundo maior do nordeste.

Em um determinado ponto, troca a lancha pela canoa. A embarcação menor permite que o turista entre nos manguezais e tenha um contato mais próximo com a natureza.

No caminho, uma cobra cipó, o pica-pau do mato e um grupo de macacos-guaribas. Os bichos dividem espaço com o catador de caranguejo que usa a lama do mangue como repelente natural.

"Aqui, por semana, a gente chega a capturar 40 mil cordas de caranguejo. Cada corda tem quatro unidades", diz Antônio Santos, pescador.

São duas horas de passeio entre o porto até a foz do rio Parnaíba. A Ilha dos Poldros fica na divisa do Piauí com o Maranhão. O rio e o mar se encontram e parecem divididos por uma linha natural.

O almoço é na embarcação e o prato principal é peixe. "Robalo, pescado aqui mesmo na foz do rio Parnaíba, é um peixe típico. Além do robalo nós temos também, em abundancia a pescada amarela", conta Luciano Oliveira, guia turístico.

Quem quiser ficar mais de um dia tem a opção de pequenas pousadas na região. A diária custa em média R$ 100.

Na hora de ir embora o barco para e o turista se despede do Delta com uma caminhada pelas dunas de quase quarenta metros de altura.

Nenhum comentário: