sábado, 6 de novembro de 2010
Inovação em saúde bucal-Técnica inédita na América do Sul para diagnosticar o câncer de lábio está em teste no Hospital das Clínicas de SP
Exame mostra lesões em fase muito inicial
SÃO PAULO. Uma técnica inédita na América do Sul para diagnosticar o câncer de lábio está em teste no Hospital das Clínicas de São Paulo.
O exame detecta o tumor em sua fase muito inicial, antes mesmo dele se tornar visível numa consulta. A vantagem para o paciente é que não precisa de cortes ou anestesia.
O procedimento é feito com um microscópio especial, semelhante a um ultrassom, que escaneia a área suspeita de lesão. De acordo com o dermatologista Marcelo Mente, chefe do ambulatório de estomatologia do HC, o equipamento mostra alterações celulares das camadas superficiais da pele e da mucosa oral.
Em contato com a mucosa oral, o aparelho emite um laser, escaneia a área com suspeita de lesão e encaminha as imagens para o computador. Segundo o dermatologista, a técnica não substituirá a biópsia, mas permitirá a avaliação de mais áreas lesadas. O equipamento foi adquirido através de uma parceria entre a Faculdade de Odontologia da USP e o Hospital das Clínicas.
— É possível identificar, além do câncer labial, causado pela exposição solar sem proteção, o câncer de boca, causado principalmente pelo tabagismo e consumo de bebida alcoólica — explica Silvia Lourenço, professora da Faculdade de Odontologia da USP e coordenadora do projeto.
Postado por
ORACY
às
08:41
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário