Siga o Blog do Oracy

sábado, 8 de outubro de 2011

Como os chips são fabricados?

O seu computador possui vários deles. Entenda como os chips eletrônicos são criados, desde a extração do silício da areia

   Reprodução

Os chips estão presentes em todos os aparelhos eletrônicos – do celular ao computador, do mp3 player ao iPad. Mas você já teve curiosidade de saber como eles são fabricados? É importante ter em mente que existem tipos diferentes de chips, com funções diversas, como os para processamento de dados e os para armazenagem de informação, por exemplo. Apesar disso, a produção deles é muito semelhante.

O principal elemento da fabricação é o wafer, feito de silício puro extraído da areia. Primeiro, um pedaço de cristal de silício é colocado em uma vareta e imerso em silício derretido. Esta vareta vai sendo ao mesmo tempo girada e tirada de dentro do material, processo que forma um grande cilindro.


Editora Globo

A barra de silício criada é então levada para o corte. Cada fatia transversal vira um wafer, e é em cima dele em que os chips serão fabricados. A seguir, a placa recebe uma série de ajustes para eliminar imperfeições e passa por um polimento. Camadas extras – de pigmentos e outras substâncias químicas – são adicionadas ao wafer. Feito isto, o próximo passo é a fotolitografia, que consiste basicamente na impressão do circuito responsável pelo funcionamento do chip.

Editora Globo

O desenho dos circuitos é criado em uma máscara de tamanho maior que o do chip, que vai servir como um molde para a impressão. Por meio de lentes, uma luz atravessa essa máscara sobre o wafer, que é um material semicondutor já revestido com material fotorresistente. Os locais da placa não atingidos pela luz são retirados. No final, sobra apenas o desenho do circuito, que é o caminho por onde os elétrons vão passar.


Editora Globo

Um wafer possui cerca de 300 milímetros de diâmetro, ou seja, uma única placa pode produzir centenas de chips. Depois que a impressão foi feita, os wafers passam então por mais um processo de corte, para que os chips sejam separados. Estes depois recebem seus terminais e são encapsulados. Pronto, o chip está fabricado! Claro, antes de serem vendidos, eles são testados e rotulados.
O processo todo de fabricação, da extração do silício às ligações elétricas e embalagem em plástico, leva em média duas semanas.

Fonte:  http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI239975-17770,00-COMO+OS+CHIPS+SAO+FABRICADOS.html

Nenhum comentário: