Siga o Blog do Oracy

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

6 maneiras de nunca se perder na cidade sem GPS

Agora é muito mais fácil ir para qualquer ponto da cidade que você desconhece. Novos celulares já vêm com GPS para que encontremos caminhos de forma rápida e segura. Mas algumas vezes o GPS não funciona, a bateria pode acabar ou quem sabe até estragar no meio do caminho.
Em um momento como esse, não há motivos para entrar em pânico. Mesmo sem GPS, mapas ou pessoas por perto para pedirmos indicações, é possível encontrar caminhos com as próprias dicas da cidade ou da natureza.
A navegação natural pode ser o que você precisa para descobrir onde você está. Ela é uma forma de navegar pelas ruas sem o uso de mapas, bússolas ou qualquer outro instrumento, se baseando no conhecimento e na dedução, e depende da consciência de direção ao longo de cada jornada.
1 – Antenas de TV por satélite

As antenas receptoras de televisão por satélite estão espalhados por toda cidade e podem te tirar de uma fria. Isso porque elas não são colocadas em uma posição ao acaso, mas apontadas para um satélite geoestacionário, que permanece sempre sobre o mesmo ponto na superfície da Terra.
No Reino Unido, por exemplo, há um tipo de aparelho via satélite dominante. Portanto, quase todas as antenas tendem a apontar na mesma direção, perto do sudeste.
2 – Igrejas e outros tempos religiosos

Desde os primeiros tempos, edifícios religiosos foram construídos em pontos específicos que dão dicas de direção. Igrejas cristãs são normalmente alinhadas de oeste para leste, com o altar apontado para o extremo leste, para o nascer do sol. Lápides também são alinhadas nesse sentido.
Para encontrar a direção dentro de uma mesquita, você precisa olhar para a parede, que indica a direção para a oração. Esse local que indica a direção, conhecido como al-Qibla, mostra o lado em que está a Meca, em qualquer mesquita do mundo.
Já as sinagogas, normalmente colocam a Arca da Torá no extremo leste, posicionada de modo a orar em direção de Jerusalém (sinagogas em países do leste de Israel posicionam a Arca de Torá para oeste).
3 – Direção do vento

O vento normalmente vem sempre na mesma direção, dependendo do local onde você está. Isso resulta em padrões de erosão assimétricos em edifícios, similar à erosão vista na natureza.
Observe como os cantos de edifícios mostram padrões sutilmente diferentes de intemperismo. Algumas vezes um dos lados apresenta mais mudança de cores, indicando a marca de chuvas e poluentes trazidos em maior quantidade pelos ventos.
Árvores também podem indicar direção. Algumas vezes o topo de uma árvore é mais tombado para um lado, indicando a direção do vento predominante.
4 – Fluxo de pessoas

Navegantes do Pacífico seguiam os pássaros em busca de terra. Não temos navios, mas carros, e podemos fazer a mesma coisa com humanos. Seguir apenas um indivíduo não é muito aconselhável, já que você pode acabar em qualquer lugar.
Mas seguir uma multidão no final da tarde pode fazer com que você encontre uma estação de transporte. No período da manhã, deve-se andar contra o fluxo para encontrar essas estações.
5 – Alinhamento da estrada

Estradas não surgem de maneira aleatória. Elas crescem para transportar o tráfego e se alinham de diferentes maneiras, dependendo se você está no centro ou na periferia da cidade.
No norte ou sul da cidade, as principais estradas tendem a ser alinhadas no sentido norte/sul. No noroeste ou sudeste, elas costumam ser alinhadas no sentido noroeste/sudeste. É por isso que mapas de estradas em grandes cidades mostram um padrão radial.
Esse fato pode parecer óbvio, mas poucas pessoas percebem isso quando se sentem perdidas em uma grande cidade.
6 – Nuvens

Uma boa maneira de não perder seu senso de direção é observando a direção em que as nuvens estão se movendo. Isso porque o vento empurra as nuvens de maneira relativamente constante.
Isso pode funcionar em viagens de ônibus ou metrô por uma cidade, por exemplo. Olhe para cima antes de embarcar, e lembre-se da direção das nuvens. Quando você chegar em uma parte estranha da cidade, olhe para cima novamente e você será capaz de descobrir em que direção você está. [BBC]
Fonte: http://hypescience.com/6-maneiras-de-nunca-se-perder-na-cidade-sem-gps/

Nenhum comentário: