Siga o Blog do Oracy

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Eu te amo - Nadia Foes


São três palavras que podem fazer toda a diferença. O personagem de Wallace Stegner no seu magistral Ângulo de Repouso coloca em questão as cartas trocadas pela sua avó há cem anos. A dúvida é se entre as duas amigas, Susan e Augusta, houve ou não algo mais que uma simples amizade. Se sua avó era ou não homossexual. Considerando que o personagem em questão é um professor de história aposentado precocemente. Contemporâneo que dá um mergulho no passado em busca de fatos da vida de sua avó. Nas cartas Susan se dirige à amiga de forma carinhosa e se despede com um “eu te amo”. Eu também digo “eu te amo” para todos os meus amigos porque eu realmente acredito em várias formas de amor. Eu amo meu cardiologista, eu amo minha dermatologista, eu amo a empregada de minha filha pelo carinho que dispensa a minha filha e netos, amo meus familiares e costumo me dirigir as minhas amigas com um “querida” e me despeço com um “eu te amo”. Pois agora estou empenhada em ensinar a minhas netas a importância de dizer “eu te amo”. Não saio por aí distribuindo o “eu te amo” como se fosso panfleto. Estas palavras devem ser pronunciadas com muita responsabilidade. Se todos aprenderem dizer “eu te amo” nosso mundo será muito melhor. Aproveita e pegue o telefone e diga para seus amigos “eu te amo” antes que seja tarde. Vamos exercitar nossa capacidade de amar, de afagar, de dar um abraço apertado. Amar é de graça e só faz bem. Vamos distribuir uma bula de amor. Indicação: tristeza, solidão, doenças em geral, distância de amigos, amargura, coração apertado, boca amarga, falta de energia vital, isolamento, raiva, inveja. Guarde seus afetos em lugar fresco e seco. Composição: amor, aura e mais amor igual amor. Não mantenha este medicamento longe das crianças ou animais domésticos. Este medicamento não tem efeito colateral, pode ser usado com adultos, crianças e idosos. Modo de usar: dose mínima, de hora em hora diga “eu te amo”. Superdosagem: use à vontade. Reações adversas: não tem. Precauções: vá em frente. Contra Indicações: não tem. Ação esperada do medicamento: alegria, retorno amoroso, felicidade, pele brilhante, cabelos idem, rejuvenescimento, paz de espírito. Interrupção do tratamento: não interromper, uso contínuo. Ingestão concomitante: com outras substancias todas as pesquisas comprovam pode fazer uso sem preocupação. Prazo de validade: infinito. Este é um medicamento se não souber usar procure um psiquiatra pois você pode estar precisando e não sabe o que está perdendo. Não existe beleza maior que o amor fraterno. Talvez você venha a se deparar com situações ridículas. Uns tempos atrás um jovem me perguntou porque você me trata tão bem. A pergunta foi formulada de modo impertinente. Respondi: porque exatamente neste momento eu espero que alguém a milhares de quilometro de distancia esteja fazendo o mesmo pela minha filha. Lembre-se, quem não recebeu amor não sabe dar, não sabe amar.
“Os temas é que escolhem o escritor. Tenho sempre a sensação de que haviam certas histórias que eu tinha que escrever, que não havida jeito de evitá-las, mas existe um elemento muito difícil de ser captado por um leitor médio: o narrador de uma história não é nunca o autor. É sempre uma invenção.” (Mário Vargas Lhosa)

Restaurandora de bens culturais, pintora, escultora, ourives, Em 2010 foi classificada em concurso internacional em contos e cronicas, Três livros publicados e uma coletânea do concurso Edições AG. Mora em Florianópolis, na ilha, casada, três filhos, gosta de animais domésticos, de cultivar plantas, reunir os amigos, viajar, leitura, cinema, e a paixão de escrever.

Um comentário:

Nana disse...

Boa tarde!
Texto mto lindo e recheado de amor em pedaços. Realmente, não vamos sair por aí, aos quatro ventos, dizendo "Eu te amo", pois para dizer "Eu te amo" é porque essa pessoa merece qq eu diga, "Eu te amo". A vida assim, se torna bem mais suave e doce.
Um abraço,
Ana Maria