Siga o Blog do Oracy

domingo, 29 de abril de 2012

Um dia de domingo. por Aglaé Gil

Sempre achei os domingos difíceis, arrastados, lentos. Engraçado como a gente acaba se condicionando a uma ideia. Que besteira. Os domingos são dias como outros quaisquer. E mais um dia que a gente ganha para viver.
Mas essa coisa toda de condicionamento explica e expõe muito de nós - do quanto nos minimizamos enquanto pretendemos nos engrandecer.
Na verdade, somos tão pouco que acreditamos que um dia inteiro é menos que nós, que é menor que nossas vontades, nossos anseios.
Ah. Um domingo são as inteiras vinte e quatro horas a serem escritas, dirigidas e trabalhadas, depois de ganhas, quando um relógio autômato dá lá suas doze badaladas e já é madrugada, e já é novo dia.
Muita gente nasce e morre em um domingo - durante as vinte e quatro horas vive toda a sua vida aqui. Pelo menos aquela vida. Aquele trecho de um infinito caminhar.
Mas faz, de um dia, de vinte e quatro horas, tudo o que tem. E faz bem. Cumpre seu dia, sua vida, com a dignidade de quem aprende o bê-a-bá da vida - eterna sucessão de aulas.
Então, acabo de recuperar a alegria e meus domingos.
Resgatei a verdade de minhas manhãs preguiçosas e lindas - lindas apenas por serem manhãs, por ser domingo e por eu estar aqui.
E estar aqui, convenhamos, é uma bela oportunidade para, um dia, quem sabe, ser eu própria um domingo de luz.
Aglaé Gil,  de Curitiba – com formação em revisão e produção de textos; pesquisadora de História e Literatura; aprendiz de viver; poeta;mãe; cidadã. [não necessariamente nessa ordem]

2 comentários:

Beth disse...

Muito interessante. Uma visão novo do domingo tão mal-amado por grande parte de nós.
Parabéns. O texto é lindo e muito provocativo e estimulador.
Dou a partida neste domingo, para olhá-lo com olhos de encanto.
Continue nos brindando com seus escritos. Abraços. Beth Guimarães

Nana disse...

Boa noite!
Que domingo colorido!! Vale a pena ler esse texto, pois ele nos ensina como se quebra a monotonia do domingo e durante a leitura, nas entrelinhas,nos colocamos a caminhar para um outro lado, o lado da alegria, da disposição e da vontade de fazer desse dia aquilo qq é bacana para a nossa alma..sentir como a vida é rara, como ela é extraordinária!!!!Amei..
Um abraço,
Ana Maria