Siga o Blog do Oracy

sábado, 11 de fevereiro de 2012

As posições ideais para um sono saudável



De lado

Apoiar-se em uma das laterais do corpo para dormir ajuda a diminuir a indigestão e também a combater refluxos ácidos, quando o ácido do estômago chega até o esôfago. Mas, segundo estudos do Graduate Hospital, na Filadélfia, Estados Unidos, a posição é útil se o corpo estiver apoiado no lado direito. Isso porque o ácido do estômago demora mais a chegar ao esôfago do que se a pessoa estiver deitada do lado esquerdo.
Por outro lado, manter uma das laterais do rosto apoiada no travesseiro durante toda a noite pode acelerar o aparecimento de rugas e piorar as já existentes. Isso porque a linha do sorriso, que vai do canto do nariz ao da boca fica muito pressionado pelo peso da cabeça. Geralmente, o lado que fica contra o travesseiro apresenta marcas mais profundas.

De barriga para cima

Dormir de costas beneficia pessoas que sofrem de artrite e dores nas juntas, pois nessa posição o peso do corpo está bem distribuído em toda a sua extensão, sem pressionar nenhuma região. Mas a postura intensifica problemas como ronco, asma e apneia e prejudica a saúde cardíaca. Sobre o ronco, isso acontece porque mandíbulas e língua ficam relaxadas, deixando a garganta mais estreita, o que provoca os ruídos da passagem do ar. Isso é mais evidente em adultos acima do peso, já que a gordura acumulada na região do pescoço aumenta o problema.
No caso de pessoas que sofrem de apneia, a posição favorece o fechamento da garganta, devido à ação da gravidade sobre a região. A respiração também fica mais acelerada durante o sono com a barriga para cima, o que diminui o fluxo de oxigênio no sangue, prejudicial em pacientes que sofrem de asma e problemas cardíacos. Para quem não consegue abandonar essa posição, a recomendação é investir em um travesseiro firme, que dê suporte ao pescoço ou até posicionar um na parte de cima das costas, o que poderia encorajar uma mudança de postura durante a noite e evitaria roncar.

Posição fetal

Dormir de lado com as pernas dobradas é a posição mais comum adotada na hora do sono. É benéfica para diminuir dores nas costas, principalmente na região lombar, pois funciona como uma compensação à ação da gravidade sofrida pela coluna durante o dia. Sem peso sobre os discos, os discos posicionados entre os ossos recuperam suas formas. O único cuidado deve ser em relação ao travesseiro, que não pode ser nem muito alto nem muito baixo, o que poderia causar dores no pescoço e também de cabeça. O modelo ideal deve preencher o espaço entre ombros e cabeça de maneira firme. E um travesseiro entre as pernas ajuda a manter o alinhamento da coluna perfeito, sem o risco de torção de quadris.

Colher

Dormir abraçado com alguém também tem seus benefícios e malefícios para a saúde. O lado bom é que o toque durante o sono ajudar a reduzir o sentimento de stress além de fortalecer a relação. O ruim é que pode causar dores no corpo, pois precisamos forçar o corpo para manter-se em determinada postura. Dormir sobre os braços ou peito do parceiro ou parceira também colabora para dores no pescoço. Segundo especialistas, na hora de dormir é importante que ambos encontrem a posição mais confortável, levando em conta a posição correta da coluna e do pescoço.

De bruços

Dormir de barriga para baixo evita roncos, já que não deixa os músculos da garganta e mandíbula relaxados e sofrendo com o peso da gravidade. Mas pessoas que sofrem de bruxismo, ou seja, que rangem os dentes enquanto dormem, pioram o problema se se mantiverem assim durante a noite. Isso porque as mandíbulas sofrem pressão extra com o peso da cabeça. Outro inconveniente que pode surgir são dores de pescoço e até a compressão de nervos na região, com o uso do travesseiro errado, muito alto ou muito baixo, que não mantém o alinhamento entre ombros e cabeça correto. Com o passar dos anos, pode levar à artrite nessa parte do corpo. Uma das opções apontada por especialistas é trocar o travesseiro tradicional por um de látex que se molda ao formato do corpo ou ainda posicionar um travesseiro desde a barriga até os ombros, a fim de diminuir a curvatura das costas.
Via http://www.terra.com.br/saude/infograficos/posicoes-sono/

Nenhum comentário: